Os criminosos agem ardilosamente e costumam entrar em contato com as vítimas se passando por instituições financeiras, oferecendo empréstimos consignados com condições excepcionais. Eles prometem altos valores disponíveis e taxas de juros reduzidas.
A vítima se mostra entusiasmada diante da oferta e decide contratar o empréstimo, os criminosos solicitam uma quantia como depósito antecipado para liberar o valor total do dinheiro emprestado.
Outra hipótese muito comum é o criminoso se passar por um funcionário do INSS, ao telefonar ou mandar mensagens de texto pedindo dados pessoais e bancários da vítima.
Os dados serão utilizados futuramente para abrir contas bancárias por meio de fraude ou pedir em nome da vítima, cartões de crédito e empréstimos.
Em ambas as situações é preciso desconfiar e sempre ter em mente que propostas muito vantajosas e acessíveis tem uma grande chance de ser golpe!
Atualmente, existem diversos tipos de golpes relacionados a empréstimos consignados. A seguir, apresentamos alguns dos tipos mais comuns de golpes utilizados pelos criminosos.