O empréstimo consignado é uma modalidade muito utilizada pelos brasileiros, mas também é um serviço que atrai muitos golpistas. Por isso, é importante estar atento a alguns tipos de fraudes comuns e saber como identificá-los:
1.Sites falsos
Uma das formas mais comuns de fraude do empréstimo consignado é a criação de sites falsos que capturam dados pessoais dos usuários. É importante verificar sempre o domínio oficial da instituição financeira e conferir as informações de rodapé antes de inserir quaisquer informações.
2.Falsificação de documentos
Muitos golpistas falsificam documentos como RG, CPF e comprovantes de renda para obter empréstimos em nome de outras pessoas. Por isso, é importante não disponibilizar seus documentos para qualquer pessoa e buscar ajuda de alguém de confiança para concluir um empréstimo consignado.
3. Falsos funcionários do INSS
Alguns golpistas se passam por funcionários do INSS oferecendo empréstimos consignados, o que é uma fraude, pois o INSS não oferece dinheiro emprestado, apenas autoriza o desconto na folha de pagamento do beneficiário.
4. Senha do banco
Nunca forneça senhas sob qualquer pretexto para ninguém, nem mesmo para contratar um empréstimo consignado. Em alguns casos, instituições financeiras solicitarão a senha do serviço de consulta do convênio, mas é importante ter cuidado ao compartilhar esse tipo de informação.
5. Pagamento antecipado
É comum que os golpistas solicitem um depósito antecipado para liberar o valor total do empréstimo. Ocorre que para realizar o empréstimo consignado não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento antecipado. Todos os custos envolvendo a contratação são embutidos no valor total do empréstimo e constam no Custo Efetivo Total (CET) no contrato assinado do serviço.
6. Fraude pelo WhatsApp
Os criminosos mandam mensagens pelo aplicativo WhatsApp e afirmam que a vítima possui valores a receber do Estado, e, para que elas possam receber devem enviar cópias de seus documentos pessoais. Ocorre que os criminosos utilizam tais documentos para solicitar empréstimos consignados em nome da vítima, falsificando as assinaturas e realizando a contratação indevidamente. A vítima apenas tomará conhecimento do golpe, após o desconto das parcelas no seu contracheque.